A jornalista Sara Vivacqua, do DCM, falou com exclusividade com John Kiriakou, ex-agente da CIA, que foi condenado em 2013 à prisão por vazar informações sobre o programa de interrogatórios de prisioneiros da Al Qaeda. Ele falou sobre a agência de inteligência americana, como ela monitora o filho 03 de Jair Bolsonaro e como ela enxerga a extrema direita.
Kiriakou também contou para Sara Vivacqua sobre sua carreira, o recrutamento, o cárcere, e também de Lava Jato, Moro, Dallagnol, os Bolsonaros e Bannon. Além disso, ele respondeu na entrevista sobre como a CIA e o governo americano enxergam a América Latina em 2021.
Mas quem é John Kiriakou? O DCM criou um perfil para conhecê-lo melhor. Confira abaixo.
Leia também:
1; “Admirável Gado Novo” e erotização da mulher: Saiba quais temas caíram no Enem 2021
2; Cara de pau, Moro critica Ortega por prender opositores na eleição
3; Após erros e barracos, PSDB suspende prévias sem apuração
Conheça John Kiriakou, ex-agente da CIA
John Kiriakou, nasceu em uma família greco-americana com pais de primeira geração que eram professores e que o influenciaram a se destacar na escola e nas atividades extracurriculares.
Entrou para a CIA como analista na Diretoria de Inteligência, com visando assuntos internacionais, especialmente relacionados ao Oriente Médio, e ser capaz de dar uma contribuição real para a compreensão das forças e influências do país.
Com resultado de uma confirmação pública de que a CIA estava usando táticas de tortura no interrogatório de prisioneiros capturados que eram vistos como terroristas, foi condenado a 30 meses de prisão em 2013. Foi libertado em 3 de fevereiro de 2015.
Funcionário da CIA entre 1990 e 2004, John Kiriakou já havia se declarado culpado em outubro de 2012 diante do tribunal federal de Alexandria (Virgínia), para evitar um julgamento.
John virou manchete em 2007. Ele confirmou pela primeira vez, em uma entrevista à rede ABC, que utilizou a técnica do “submarino” para interrogar a Abu Zubaydah, detido por pertencer à rede Al-Qaeda. Esta técnica de interrogatório, uma espécie de simulação de afogamento, é considerada uma forma de tortura.
Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link