Joias sauditas: Bolsonaro devolve terceiro conjunto, que contém Rolex de diamantes

Atualizado em 4 de abril de 2023 às 15:13
Relógio Rolex que Jair Bolsonaro ganhou de presente da Arábia Saudita
Foto: Reprodução

O ex-presidente Jair Bolsonaro entregou o terceiro conjunto de joias recebido do governo da Arábia Saudita à Caixa Econômica Federal nesta terça (4). Ele havia incorporado os itens ao seu acervo pessoal em 2019. O conjunto, que contava com um Rolex, uma caneta Chopard, abotoaduras, anel e uma espécie de rosário, foi devolvida após determinação do Tribunal de Contas da União (TCU).

A devolução foi anunciada por Fabio Wajngarten, ex-secretário de Comunicação da Presidência, e confirmada pela defesa do ex-presidente. Segundo ele, a entrega dos itens “reitera o compromisso da defesa do presidente Bolsonaro de devolver todos os presentes”.

O conjunto devolvido nesta terça (4) foi recebido diretamente por Bolsonaro em viagem feita à Arábia Saudita em 2019. Seu governo ainda recebeu duas outras caixas com joias, que vieram com comitiva do ex-ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, em 2021. Ambas já foram devolvidos: a primeira continha um colar avaliado em R$ 16,5 milhões e a segunda, um conjunto de joias masculinas.

O TCU determinou, na última quarta (29), que o ex-presidente devolvesse o terceiro conjunto. O ministro Augusto Nardes também mandou o ex-presidente entregar qualquer outro bem de valor recebido do país do Golfo Pérsico.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link