O ex-presidente Jair Bolsonaro entregou o terceiro conjunto de joias recebido do governo da Arábia Saudita à Caixa Econômica Federal nesta terça (4). Ele havia incorporado os itens ao seu acervo pessoal em 2019. O conjunto, que contava com um Rolex, uma caneta Chopard, abotoaduras, anel e uma espécie de rosário, foi devolvida após determinação do Tribunal de Contas da União (TCU).
A devolução foi anunciada por Fabio Wajngarten, ex-secretário de Comunicação da Presidência, e confirmada pela defesa do ex-presidente. Segundo ele, a entrega dos itens “reitera o compromisso da defesa do presidente Bolsonaro de devolver todos os presentes”.
A defesa do ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, entregou hoje à tarde, terça-feira, 4, o terceiro kit de presente que ele recebeu em 2019, dentro do prazo estabelecido pelo Tribunal de Contas da União (TCU).
A entrega reitera o compromisso da defesa do presidente…
— Fabio Wajngarten (@fabiowoficial) April 4, 2023
O conjunto devolvido nesta terça (4) foi recebido diretamente por Bolsonaro em viagem feita à Arábia Saudita em 2019. Seu governo ainda recebeu duas outras caixas com joias, que vieram com comitiva do ex-ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, em 2021. Ambas já foram devolvidos: a primeira continha um colar avaliado em R$ 16,5 milhões e a segunda, um conjunto de joias masculinas.
O TCU determinou, na última quarta (29), que o ex-presidente devolvesse o terceiro conjunto. O ministro Augusto Nardes também mandou o ex-presidente entregar qualquer outro bem de valor recebido do país do Golfo Pérsico.