“Daniel Alves: de devedor do fisco e apoiador de Bolsonaro à cadeia”, diz jornal espanhol

Atualizado em 22 de janeiro de 2023 às 19:20
Jornal espanhol diz que da defesa a Bolsonaro, problemas com o fisco à prisão, Daniel Alves se autodestruiu

Do apoio a Bolsonaro aos problemas com o fisco, a prisão de Daniel Alves na Espanha é vista na imprensa do país como parte de um movimento autodestrutivo de longa data do jogador. “A autodestruição de Dani Alves: de suas bagunças com a Fazenda à prisão”, diz o jornal La Voz de Galicia.

“A entrada na prisão do futebolista com mais títulos na história é o último capítulo de uma longa história turbulenta deste amante da noite, considerado um verso livre nos vestuários dos clubes por onde passou”, diz o artigo assinado por Daniel Panero.

“Dani Alves voltou aos holofotes e, como tantas vezes, não por um bom motivo. O que para muitos é o melhor lateral direito de todos os tempos foi nesta sexta-feira para a prisão provisória sem fiança acusado de violentar uma mulher no mês passado em Barcelona, cidade onde se encontrava depois do Mundial do Catar”.

“A juíza aceitou o pedido da Procuradoria e a acusação particular devido ao alto risco de fuga pelas possibilidades econômicas do jogador e de que mora fora da Espanha. É o último capítulo de uma longa lista de episódios que soterraram seu mito, o de uma lenda do futebol”, afirma.

Champions League, Campeonato Europeu, títulos na França… “Em Barcelona, sempre foi um verso livre num vestiário caracterizado pelo decoro, Carles Puyol lhe deu broncas mais de uma vez pelos seus passos desrespeitosos com os torcedores rivais, e a verdade é que Dani Alves sempre gostou da dança tanto quanto do campo”.

Suas saídas noturnas foram uma constante inclusive nos melhores tempos até o ponto de ser encarregado da música nas concentrações do Barça. Onde podia ter festa estava um jogador conhecido por não ter ressaca e por manter um estrito preparo físico que lhe permitia não sofrer qualquer tipo de excesso da noite anterior”, lembra.

A relação com Dinora Santana não prosperou e em 2011 se produz um divórcio que só acentuou seu perfil extravagante nas redes sociais e uma vida privada que ia entrar em erupção. Depois de seis anos de solteiro, conheceu Joana Sanz, uma modelo que é sua atual parceira, que crê de pés juntos na sua inocência”, escreve no jornal regional.

Sua ida para a cadeia é o último incidente com a justiça, mas não o único. A Fazenda tornou público no mês de junho passado a lista de devedores e nela figurava pelo quarto ano consecutivo Daniel Alves, que acumula uma cifra superior aos dois milhões de euros, enquanto no Brasil o Ministério Público Federal, de acordo com Globo.com, estaria investigando o futebolista por receber 6,2 milhões de reais através de uma ONG que não cumpria com todos os requisitos.”

Também no Brasil, sua figura se envolveu em varias polêmicas nos últimos meses. Alves caiu de cara nas eleições dando seu apoio ao ultradireitista Jair Bolsonaro”, lembra a publicação galega.

“Uma mensagem que se uniu a de outros futebolistas como Neymar, Rivaldo, Romario ou Donato.”

O jornal da Galiza fala em “pior adeus possível”.

Salvo surpresa e algum time exótico lhe abra as portas em busca apenas de negócio, o futuro de Dani Alves resultará num adeus forçado e no pior dos cenários imagináveis. Enfrenta em Barcelona uma pena de quatro a doze anos de prisão por um suposto delito de agressão sexual e o panorama dentro do campo, onde sempre foi melhor, tampouco é alentador”, analisa.

“O clube mexicano Pumas rescindiu seu contrato e a Liga MX espera notícias para proceder à sua expulsão definitiva”.