José Mujica anuncia que tem tumor no esôfago: “Veremos o que acontece”

Atualizado em 29 de abril de 2024 às 13:06
José Mujica, ex-presidente do Uruguai. Foto: Anadolu Agency/AFP

O ex-presidente uruguaio José Mujica, de 88 anos, revelou em entrevista coletiva nesta segunda-feira (29) que foi diagnosticado com um tumor no esôfago, após um check-up médico na última sexta (26).

Mujica, conhecido por sua franqueza e simplicidade, expressou sua perspectiva diante da situação. “Na minha vida, mais de uma vez o ceifador esteve rondando a cama, mas ele continuou a me pastorear. Desta vez me parece que ele vem com a foice em punho e veremos o que acontece”, afirmou.

Apesar dos desafios impostos pela doença, Mujica destacou sua determinação em permanecer ativo e encontrar a beleza na vida. “Enquanto puder, continuarei ‘ativo’ e ‘entretido’ com minhas plantações de verdura. Quero transmitir às meninas e aos meninos que a vida é bela, mas se desgasta. A questão é recomeçar cada vez que cair e, se houver raiva, transformá-la em esperança. Ninguém é salvo sozinho”, ressaltou.

Pepe Mujica já enfrenta uma doença imunológica que afeta seus rins há mais de 20 anos, ampliando o desafio e impedindo a realização de quimioterapia ou cirurgia.

Apesar disso, o político afirmou sentir-se “muito bem” no momento, mas reconheceu a incerteza da vida. “Morremos, é uma realidade. Pertencemos ao mundo dos seres vivos, destinados a morrer. É por isso que a vida é uma aventura formidável”, refletiu.

Com seu característico humor, Mujica encerrou a entrevista coletiva convidando os jornalistas a fazerem perguntas, mas brincou: “Eu não sou médico, não tenho ideia do que os caras vão fazer, então não pergunte nada sobre medicina”.

Lula e Mujica no Fusca do uruguaio. Foto: reprodução
Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link