O ex-presidente uruguaio José Mujica, de 88 anos, revelou em entrevista coletiva nesta segunda-feira (29) que foi diagnosticado com um tumor no esôfago, após um check-up médico na última sexta (26).
Mujica, conhecido por sua franqueza e simplicidade, expressou sua perspectiva diante da situação. “Na minha vida, mais de uma vez o ceifador esteve rondando a cama, mas ele continuou a me pastorear. Desta vez me parece que ele vem com a foice em punho e veremos o que acontece”, afirmou.
Apesar dos desafios impostos pela doença, Mujica destacou sua determinação em permanecer ativo e encontrar a beleza na vida. “Enquanto puder, continuarei ‘ativo’ e ‘entretido’ com minhas plantações de verdura. Quero transmitir às meninas e aos meninos que a vida é bela, mas se desgasta. A questão é recomeçar cada vez que cair e, se houver raiva, transformá-la em esperança. Ninguém é salvo sozinho”, ressaltou.
?? AGORA: Pepe Mujica, ex-presidente do Uruguai, anuncia que está com tumor no esôfago.
“Enquanto isso, enquanto puder, continuarei lutando com meus companheiros”, afirmou o ex-presidente, que disse que seu caso é “complexo”.pic.twitter.com/oH6BReCcce
— Eixo Político (@eixopolitico) April 29, 2024
Pepe Mujica já enfrenta uma doença imunológica que afeta seus rins há mais de 20 anos, ampliando o desafio e impedindo a realização de quimioterapia ou cirurgia.
Apesar disso, o político afirmou sentir-se “muito bem” no momento, mas reconheceu a incerteza da vida. “Morremos, é uma realidade. Pertencemos ao mundo dos seres vivos, destinados a morrer. É por isso que a vida é uma aventura formidável”, refletiu.
Com seu característico humor, Mujica encerrou a entrevista coletiva convidando os jornalistas a fazerem perguntas, mas brincou: “Eu não sou médico, não tenho ideia do que os caras vão fazer, então não pergunte nada sobre medicina”.