Josué Gomes da Silva assumiu nesta quinta (9) a presidência da Federação da Indústria do Estado de São Paulo (Fiesp), no lugar de Paulo Skaf, que esteve na liderança há 17 anos.
LEIA MAIS:
1 – Sites do Ministério da Saúde e ConecteSUS saem do ar após ataque hacker
2 – URGENTE: Assange perde apelação em processo de extradição
3 – PF acredita que R$ 400 mil apreendidos iriam para Maranhãozinho, do partido de Bolsonaro
Quem é a nova liderança da Fiesp
O empresário Josué é filho de José Alencar, que foi vice-presidente de Luiz Inácio Lula da Silva quando ele esteve à frente da Presidência da República.
Assim como o próprio pai, ele é visto como alguém conciliador e como uma possível ponte de um eventual governo Lula com o empresariado.
Josué preside a Coteminas desde 1994 e, antes de assumir o comando da Fiesp, já havia ficado à frente da Associação Brasileira da Indústria Têxtil, da qual ainda é presidente emérito, e do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (Iedi).
Também liderou o Fórum de CEOs Brasil-Estados Unidos e o Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (Iedi).
Umas das dificuldades que deverão ser enfrentadas por Josué será a de unificar a entidade, que vem enfrentando uma série de conflitos internos em função da atuação de Skaf à frente da entidade. Ao longo de sua gestão, Skaf alinhou a Fiesp a pautas políticas de extrema direita, como o apoio ao golpe contra a presidente Dilma Rousseff, e mais recentemente ao governo Jair Bolsonaro.
Empresário foi eleito para o comando da federação em julho deste ano, em votação de chapa única, com 108 votos válidos e apenas 4 nulos.
Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.