Um pedido de desculpas da Jovem Pan ao atual ministro da Justiça, Flávio Dino, e possível futuro ministro do STF, acirrou uma disputa nos bastidores entre a Jovem Pan e a CNN Brasil.
O motivo da rivalidade não foi apenas o pedido de desculpas à figura pública, mas a ausência de extensão do gesto à jornalista Basília Rodrigues, que também foi alvo de ofensas.
A CNN Brasil pressiona a Jovem Pan para que peça desculpas a Basília, comentarista da CNN, que também teve o nome mencionado em um ataque feito pela jornalista Paula Schmidtt no programa Linha de Frente.
Na ocasião, Paula criticou a indicação de Dino ao STF e a contratação de Basília, alegando que ambos foram para preencher “uma cota” – a falta de retratação à jornalista tem gerado tensões nos bastidores entre as duas emissoras.
“Eu até admiro o fato de ele ter sido colocado por uma cota. Não foi isso? É… Obesidade. Não sei se é obesidade. Eu ouvi dizer que tem que ter representatividade. Teve uma jornalista da CNN que falou sobre isso. Acho que ela entrou em uma cota também. Então eu sei que ela queria que ele fosse coleguinha de cota. Aí falaram que ele era pardo, né? As ideias assim que saem da cabeça de uns jornalistas é uma coisa fascinante até”, disse Paula.
A Jovem Pano pediu desculpas ? por essa minha fala e tirou o trecho do ar, mas faço questão de postar a fala cebsurada p que fique bem claro: eu não espero favor de nenhum juiz, e nenhum órgão do cartel de imprensa vai usar o silenciamento da minha opinião como moeda de troca pic.twitter.com/sCoQli6AZr
— Paula Schmitt (@schmittpaula) November 30, 2023
Posteriormente, a Jovem Pan pediu desculpas a Flávio Dino, dissociando-se das críticas de Paula. No entanto, nenhuma menção ou pedido de desculpas foi feito à jornalista Basília Rodrigues, levando a uma discordância crescente entre os canais.
Repercussão do caso
Basília Rodrigues, uma das poucas jornalistas negras nos canais de notícias da TV brasileira, tem recebido apoio da CNN Brasil. A emissora destaca as conquistas profissionais de Basília e repudia qualquer insinuação discriminatória.
“As conquistas são fruto única e exclusivamente da credibilidade alcançada por Basília junto à nossa prestigiosa audiência, capital do qual a CNN Brasil muito se orgulha. Qualquer insinuação ou declaração de caráter discriminatório é inadmissível e inegociável”, diz um comunicado.
A jornalista afirmou que estuda possíveis ações legais diante dos ataques recebidos nas redes sociais após os comentários de Paula Schmidtt.
Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram,clique neste link