Jovem Pan pede desculpas após associar Cappeli a fuga de Mossoró e leva invertida: “Não é brincadeira”

Atualizado em 6 de abril de 2024 às 9:55
Ricardo Cappelli, presidente da ABDI. Foto: reprodução

Nesta sexta-feira (5), a Jovem Pan News emitiu um pedido de desculpas público a Ricardo Cappelli, presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), por associá-lo erroneamente à fuga de detentos da penitenciária de Mossoró, no Rio Grande do Norte, em diferentes plataformas de divulgação. No entanto, ele não aceitou a retratação afirmando que “jornalismo não é brincadeira”.

Na ocasião, o veículo bolsonarista usou uma foto de Cappelli com a chamada: “Diretor que comandava presídio de Mossoró no dia da fuga é demitido”.

A retratação da Jovem Pan ocorreu após Cappelli anunciar sua intenção de entrar com um processo judicial contra a emissora, indignado com a utilização de sua foto, em vez da imagem do responsável pela unidade prisional.

Em uma postagem nas redes sociais, o presidente da ABDI fez fortes críticas ao veículo, chamando-o de “organização criminosa” e anunciando medidas legais. “A Jovem Pan virou uma organização criminosa. Resolveram agora produzir uma fake news utilizando uma foto minha. Serão processados”, declarou.

Diante da repercussão negativa, a Jovem Pan divulgou um pedido de desculpas em seu canal de televisão, site e redes sociais, esclarecendo o equívoco e lamentando o erro. A retratação ressaltou que Ricardo Cappelli não tem qualquer envolvimento com o ocorrido e reiterou o compromisso da emissora com a verdade.

“Ontem, ao informar a demissão de Humberto Gleydson Fontinele do cargo de diretor da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte, a Jovem Pan News, em seu perfil no X, o antigo Twitter, publicou, de forma equivocada, uma foto de Ricardo Cappelli”, explicou a emissora em um texto de “errata”.

“A Jovem Pan News esclarece que Ricardo Capelli não tem qualquer relação com o episódio. A Jovem Pan lamenta o erro, pede desculpa ao senhor Ricardo Capelli e reforça o compromisso com a verdade”.

Ao tomar conhecimento do pedido de desculpas da Jovem Pan, Cappelli reagiu nas redes sociais, indicando que não deve desistir do processo que pretende mover contra a emissora.

“‘Sinceras desculpas’. Errata. Depois do dano e do necessário combate, enviam ‘sinceras desculpas’. A informação de qualidade é um bem público fundamental indissociável da democracia. Jornalismo não é brincadeira”, escreveu em suas redes sociais.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link