Equipe de Kajuru procurou patrocínio da Havan, mostram emails

Atualizado em 1 de outubro de 2021 às 17:06
Veja Luciano Hang
Luciano Hang. Foto: PT no Senado

Emails mostram que a equipe do programa Feras do Kajuru, do senador Jorge Kajuru (Podemos-GO), procurou o departamento comercial da Havan para fazer um pedido de patrocínio de R$ 15 mil no dia 3 de setembro de 2019.

LEIA MAIS:

1 – Defensoria pede na Justiça que CFM pague R$ 60 milhões por indicação de “kit covid”

2 – DCM Ao Meio-Dia: O balcão de negócios de Michelle Bolsonaro; general Santos Cruz anuncia candidatura

3 – Terceira via em apuros na pesquisa do Modalmais/Futura Inteligência. Por Miguel do Rosário

Hang falou do pedido de patrocínio de Kajuru

Na sessão da CPI da Covid de quarta, o empresário Luciano Hang disse que o pedido de patrocínio veio diretamente do parlamentar. Kajuru confirmou a conversa e classificou a tentativa de obtenção de patrocínio como normal.

“Como é que funciona a Havan? As pessoas pedem para mim o patrocínio. Eu converso com todo mundo e passo para o meu departamento de marketing. O Kajuru, esses tempos atrás, falou aqui [na CPI], quando da primeira vez em que eu estive mencionado aqui, que ele ‘pô, mas quem é esse Hang? Gang?’, como se ele não me conhecesse. Olha só a cara de pau!”, afirmou o empresário, que está sendo investigado pela CPI. Ele é acusação de financiar a rede de fake news, o gabinete do ódio.

Na mensagem ao departamento de marketing da Havan, o time do Feras do Kajuru afirma que “conforme combinado ontem, segue a proposta para veiculação na programação esportiva”. Email não cita quem entrou em contato previamente com a Havan. A proposta de parceria comercial foi rejeitada horas depois.

O senador Jorge Kajuru confirmou a negociação e a informação é do site de extrema direita O Antagonista.

Quem é Luciano Hang?

Nascido em 11 de outubro de 1962, ele é um empresário co-fundador das lojas Havan.

Sua empresa é considerada uma das maiores redes de lojas de departamentos do Brasil. Ele foi eleito pela revista Forbes o 21° mais rico do Brasil.

O empresário nasceu em Brusque, Santa Catarina, com ascendência alemã e italiana. Formou-se tecnólogo em processamento de dados. No ensino superior, foi presidente do Clube dos Estudantes Universitários de Brusque (CEUB) por três anos.

Numa inauguração de uma de suas lojas em Santa Maria, Luciano Hang disse que as universidades federais “formam zumbis e comunistas”. O reitor Paulo Burmann, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) divulgou uma nota rebatendo Luciano Hang. Esta foi a segunda vez que Luciano Hang acusou a universidade de ter algum ensino ideológico.

No mês de maio de 2020, Hang foi condenado a indenizar o físico Marcelo Knobel, então reitor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), por ter criado e propagado em sua conta no Twitter em julho de 2019 notícia falsa afirmando que Knobel haveria gritado “Viva la revolución” em uma cerimônia de colação de grau.