O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), testou positivo para a COVID-19 na manhã desta terça-feira (8), segundo informações da assessoria de comunicação da Prefeitura de Belo Horizonte. O pré-candidato ao governo de Minas está assintomático e todas as agendas foram canceladas. Em nota, a Prefeitura informou ainda que o prefeito fará isolamento em casa. O resultado veio em um teste de rotina.
“O prefeito Alexandre Kalil foi submetido nesta terça-feira, às 12h20, a um teste de rotina de Covid-19, e o resultado foi positivo. Ele está assintomático. Todas as agendas foram canceladas e ele permanecerá isolado em casa”, informou a prefeitura.
Antes de receber o diagnóstico positivo, Alexandre Kalil esteve com a imprensa, pela manhã, em visita às obras de construção da área de escape do Anel Rodoviário, no trecho entre a BR-040 e o trevo do Betânia – a chamada “descida do Betânia”.
Leia mais:
1- Endemia: por que Bolsonaro rebaixar status da Covid-19 é um erro
2- Kalil sobre eleições: “Pode ser que eu precise do Lula”
3-Gasolina no Brasil vai disparar após bloqueio ao petróleo russo; Saiba os valores
Conheça a obra realizada por Kalil
Orçada em cerca de R$ 3,5 milhões, com recursos próprios da Prefeitura de Belo Horizonte, a área de escape pretende garantir segurança em trechos de longas descidas, evitando acidentes. Ao comentar a importância da obra, o prefeito disse se tratar de uma alternativa “paliativa”. O Anel é administrado pelo governo federal, que negou o pedido de municipalização da rodovia.
“Essa é uma obra paliativa, que nós tivemos que trabalhar muito para tirar da mão do governo federal”, afirmou Alexandre Kalil. “Um caminhão que entrar aqui, um ônibus que entrar aqui e salvar uma vida, já vai ter valido a pena a obra toda”, completou.
Em agosto do ano passado, a partir de uma conversa entre o prefeito Alexandre Kalil e o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, ficou acertado que Belo Horizonte assumiria as obras da área de escape.
As obras começaram em outubro e atualmente está sendo feita a retirada da cobertura vegetal do terreno e os serviços de terraplenagem. A previsão de término é no primeiro semestre deste ano, dependendo das condições climáticas.
Números de COVID-19 na capital mineira
Segundo o boletim da prefeitura, divulgado nesta segunda-feira (7), Belo Horizonte acumula 345.673 casos de Covid-19 e 7.483 mortes. Já as taxas de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e enfermaria para pacientes com coronavírus estão, respectivamente, em 45% e 32,9%.