A candidata democrata à presidência dos Estados Unidos, Kamala Harris, abriu uma vantagem significativa de quase sete pontos percentuais sobre o candidato republicano, Donald Trump, nas intenções de voto, de acordo com uma pesquisa recente da agência de notícias Reuters e do instituto Ipsos, publicada nesta terça-feira (24). Com informações do g1.
Segundo a pesquisa, a atual vice-presidente lidera com 47% das intenções de voto, enquanto o ex-chefe do governo possui 40%. Esse aumento de diferença marca a maior vantagem de Harris desde o início da campanha presidencial para a Casa Branca.
Crescimento da vantagem
No levantamento anterior da Reuters/Ipsos, realizado logo após o debate entre os candidatos, a vantagem de Kamala Harris era de cinco pontos percentuais. Agora, a diferença subiu para quase sete pontos. De forma precisa, 46,61% dos entrevistados afirmaram que votarão em na democrata, contra 40,48% que apoiam Trump.
O aumento da diferença se deve ao bom desempenho da parlamentar no debate e à consolidação do apoio desde que substituiu Joe Biden como candidata democrata.
Além disso, o sentimento de confiança da população na capacidade da democrata de gerir a economia cresceu. Embora o republicano ainda seja preferido por 43% dos eleitores nesse quesito, a diferença em relação à oponente, que tem 41%, diminuiu em comparação com julho, quando a vantagem dele era de 11 pontos.
Pesquisa aponta liderança em estados decisivos
Outro levantamento, realizado pelo jornal “The New York Times” e pelo Siena College, reforça a liderança de Kamala Harris, especialmente em estados decisivos, como a Pensilvânia. No estado-chave, ela aparece com 50% das intenções de voto, contra 46% de Donald Trump. Este estado pode ser fundamental para definir o resultado das eleições, que ocorrerão em 5 de novembro.
A pesquisa também revelou que 67% dos eleitores acreditam que a atual vice-presidente teve um desempenho superior ao do republicano no último debate, realizado em 10 de setembro. No total, 2.437 eleitores foram entrevistados entre os dias 11 e 16 de setembro, após o confronto entre os rivais.