A primeira urna das eleições americanas foi aberta nesta terça-feira (5) na pequena comunidade de Dixville Notch, em New Hampshire. A votação começou pontualmente à meia-noite, horário local (2h em Brasília), e foi finalizada em poucos minutos. Neste ano, Kamala Harris e Donald Trump empataram, cada um recebendo 3 votos.
Dixville Notch se destaca desde os anos 1960 como a primeira localidade a iniciar a votação presidencial nos Estados Unidos. Com um número reduzido de eleitores, os votos são apurados imediatamente após o encerramento.
Situada no condado de Coös, próxima à fronteira canadense, a comunidade registrou, nas eleições de 2020, cinco eleitores, que escolheram todos Joe Biden. Em 2016, Hillary Clinton recebeu 4 votos, enquanto Trump teve 2. A última ocasião em que houve um empate na comunidade foi em 2012, quando Barack Obama e Mitt Romney receberam 5 votos cada, ano em que Obama conquistou a reeleição.
De acordo com o Censo de 2020, a população oficial de Dixville Notch é de apenas quatro pessoas. Apesar do tamanho, a localidade atrai visitantes pelo parque estadual e um famoso resort.
Em outras áreas de New Hampshire, as urnas devem ser abertas a partir das 11h (13h em Brasília), enquanto nos estados do leste dos EUA, a votação tem início entre 5h e 7h no horário local. Embora o resultado em Dixville Notch tenha sido um empate, New Hampshire tradicionalmente favorece o Partido Democrata, sugerindo que Kamala Harris conquiste os quatro delegados da região.
A previsão do resultado oficial das eleições presidenciais dos EUA ainda é incerta, pois os estados têm regras próprias de apuração, o que influencia o tempo de contagem. As projeções indicam que o vencedor pode ser conhecido até a tarde de quarta-feira (6), mas atrasos são possíveis devido à disputa acirrada.