A vice-presidente e candidata à Presidência dos Estados Unidos Kamala Harris participará de um ato nesta terça (29) no mesmo local em que o ex-presidente Donald Trump incitou seus apoiadores a invadirem o Capitólio em 6 de janeiro de 2021. A democrata fará seu discurso final num comício no mesmo dia em que Steve Bannon, ex-estrategista do republicano, é liberado da prisão.
Segundo a coluna de Jamil Chade no UOL, o ato de Kamala deve fazer um alerta sobre a ameaça à democracia representada pelo republicano e o evento terá grandes proporções. A ideia é apontar que a volta de Trump ao poder pode representar um risco de a história se repetir.
O evento ocorrerá no Ellipse, local conhecido como “Parque Presidencial Sul”, e a democrata ainda pretende apontar que Trump não se comprometeu a aceitar os resultados das eleições deste ano. O republicano afirmou que apenas concordaria com uma decisão “livre e justa”.
Em 2020, Trump espalhou uma série de fake news de que Joe Biden não teria vencido a disputa. Nas eleições deste ano, ele já usou as redes sociais para promover ao menos 330 teorias da conspiração e replicar outras 145. O temor entre democratas é que ele tente declarar uma vitória prematuramente neste ano.
Bannon foi solto após quatro meses de prisão por se recusar a cooperar com as investigações do Congresso americano sobre a invasão do Capitólio. O temor de democratas é que uma guerra de desinformação domine a reta final da campanha.
Ícone da extrema-direita e próximo do ex-presidente Jair Bolsonaro e seus familiares, Bannon deve retomar seu programa diário o “War Room” (“Sala de Guerra” em português), atração conhecida por disseminar teorias conspiratórias.
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line