Kamala liga para Trump e reconhece derrota

Atualizado em 6 de novembro de 2024 às 16:39
Donald Trump e Kamala Harris durante debate da ABC News. Foto: AFP

Kamala Harris, vice-presidente dos Estados Unidos, fez uma ligação para Donald Trump, presidente eleito do país, nesta quarta (6) e reconheceu sua vitória na disputa. Segundo assessores da campanha da democrata, ela ainda parabenizou o rival durante o telefonema.

A ligação foi feita na tarde de hoje, enquanto a democrata planeja seu discurso de concessão. Assessores de Kamala afirmam que os dois discutiram sobre a importância de uma transição de poder pacífica durante a conversa, que durou poucos minutos.

Por também acumular a função de presidente do Senado americano, Kamala será responsável por certificar a vitória de Trump em janeiro de 2025. Segundo o jornal Washington Post, a democrata ainda disse que ele precisa “ser um presidente para todos os americanos”.

A vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris. Foto: Brendan Smialowski/AFP

Trump saiu vencedor nos votos populares e no número de delegados, superando a rival em estados-chave e avançando em redutos conhecidos por serem tradicionalmente democratas. Em discurso realizado após a vitória, ele afirmou que pretende “colocar um fim às divisões dos últimos quatro anos”.

“Vamos ajudar nosso país a se recuperar. Nosso país precisa de ajuda, precisa muito. Vamos resolver nossa fronteira e todos os outros problemas”, afirmou o republicano.

Havia expectativa de que Kamala fizesse um discurso a apoiadores na madrugada desta quarta, mas acabou desistindo do plano. Ela deve fazer um discurso ainda hoje na Howard University, em Washington, onde estudou.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line