Leite é réu confesso. Por Jeferson Miola

Atualizado em 20 de maio de 2024 às 23:58
Charge: Nando Motta

 

Em entrevista concedida ao Roda Viva na noite desta segunda-feira (20) o governador Eduardo Leite (PSDB-RS) negou veementemente ter sido negacionista, omisso e ter atacado a questão ambiental durante sua gestão. Em vídeo editado pela equipe da deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL-RS) notícias acabam desmentindo as afirmações do tucano.

Em entrevista à Folha de S.Paulo, o chefe do executivo gaúcho havia dito que não teve como prioridade o meio-ambiente, preferindo atender a outras agendas. Tal entrevista foi analisada pelo jornalista Jeferson Miola.

Acompanhe:

Na entrevista à Folha [20/5], o tucano Eduardo Leite confessou sua omissão e negligência diante dos alertas da meteorologia recebidos com antecedência sobre a ocorrência de enchentes, mas que, mesmo assim, apesar de saber previamente, não tomou as providências administrativas devidas.

Leite deixou claro que escolheu deixar a população desprotegida para priorizar “a agenda que se impunha ao estado [que] era aquela especialmente vinculada ao restabelecimento da capacidade fiscal […].

O governador fez esta escolha mesmo conhecendo, com nove meses de antecedência, que aconteceria o evento climático severo que aconteceu em abril e maio.

Vidas teriam sido salvas e a devastação poderia ter sido muito menor se o governo do Estado não tivesse agido como agiu, com deliberada negligência, como confessou o governador, porque preferiu ficar aferrado ao ultraliberalismo crimonoso.

Leite é réu confesso.

Publicado originalmente no Blog de Jeferson Miola.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link