O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), que mais cedo havia chamado o ministro-chefe na Secretaria Extraordinária para Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, de “preposto de Lula”, recuou e usou uma nova, e mais branda, classificação para se referir a ele: “embaixador do Rio Grande do Sul”.
Em entrevista ao Roda Viva desta segunda-feira (20), o político afirmou que se nega a ver Pimenta como uma parte do governo federal em terras gaúchas e acredita que seja o contrário e que possa contar com ele para convencer o presidente de algumas questões.
“Entendo que a nomeação de um ministro gaúcho para a Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução, que é o ministro Pimenta, nos dá uma voz a mais. Alguns falam que isso possa ser uma interferência do Governo Federal no Rio Grande do Sul, eu vou preferir olhar por um outro ângulo, que seja o Rio Grande do Sul com um assento privilegiado para nos ajudar lá para resolver um problema como esse”, declarou.
Leite seguiu: “Que o ministro Pimenta nos ajude pra convencer o governo federal de que não basta postergar essa dívida, a gente tem que ter a quitação dela, pelo menos nesse desse trecho. Até porque, o próprio PT sempre criticou os acordos da dívida dizendo que essa dívida já tinha sido paga. Pois bem, agora temos uma oportunidade, né, da bancada do Partido dos Trabalhadores, do ministro Pimenta sendo um embaixador, né?”.
“Se alguns olham ele do governo federal aqui, eu prefiro olhar o embaixador do Rio Grande do Sul lá, para poder nos defender nos nossos interesses junto com o governo federal. Inclusive em relação ao tema da dívida. Eu confio que o vídeo de pimenta vai nos ajudar a resolver”, concluiu ele, em sua fala sobre o ministro.
O governador do Rio Grande do Sul Eduardo Leite fala ao #RodaViva sobre a dívida do seu estado com a União.
É injusto com outros estados, mesmo diante de uma tragédia como a que estão passando, terem anistia dessa dívida?
O governador opina: pic.twitter.com/rXp7zBDyt8
— Roda Viva (@rodaviva) May 21, 2024
Antes, em conversa com a Folha de S.Paulo, Eduardo Leite chamou Paulo Pimenta de “preposto de Lula” ao citar o papel de liderança que ele terá na reconstrução do Rio Grande do Sul, estado assolado pelas fortes chuvas das últimas semanas.
“O presidente apresentou o seu preposto para esta missão de apoiar a reconstrução, vamos trabalhar com ele, vamos juntar as forças para poder atender a população”, pontuou.
Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link