O professor da Unisinos e da Unesa, o jurista Lenio Streck, defendeu em entrevista ao Diário do Centro do Mundo (DCM) que o governo Lula deveria se transferir para atuar diretamente no Rio Grande do Sul. Com o caos das enchentes no estado, Lula tem sido alvo sistemático de fake news propagadas por bolsonaristas e está se defendendo, mas o professor acredita que isso não é suficiente.
O jurista afirma que o governo federal está investindo no estado, preocupado com as mais de 400 cidades afetadas pelas enchentes e com a sustentabilidade. Mas a gestão precisa tomar atitudes mais contundentes para mostrar o seu esforço, acredita. Lenio Streck tem defendido no Diário a transferência do governo para o RS desde o início dos grandes temporais para mitigar problemas e ataques que estão vindo da extrema direita.
“O olho do dono engorda a tropa. O presidente tem que vir para cá. O vice tem que vir para cá. O governo tem que ser transferido pro Rio Grande do Sul por 15 dias até passar o grosso de tudo isso”, afirma Lenio ao desenvolver esse raciocínio.
“É impossível falar isso ao Lula porque ele é um sujeito blindado. A gente só consegue se comunicar aqui pelo DCM, pelos veículos da mídia independente e pelos textos no Twitter, no X”, completa.
Nesta semana, o ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom), Paulo Pimenta (PT-RS) foi escalado pelo presidente da República para atuar como autoridade federal na reconstrução do Rio Grande do Sul. Laércio Portela, responsável pela campanha Muda Mais de Dilma em 2014, foi nomeado ministro interino da secretaria com essa mudança.
Lenio acredita que o governo federal pode fazer mais pelo estado transferindo suas atividades para lá, ao invés de apenas combater às fake news. Ao DCMTV, ele esclareceu melhor a sua ideia.
Confira os principais trechos da entrevista.
Governo Lula no RS?
O governo Lula está metendo dinheiro, está fazendo tudo o que tem que fazer. A única coisa que eu acho que o governo tem que fazer é comunicar melhor.
Quando você tem quem defende fake news, fica difícil. Aí aparece o Diogo Mainardi no Manhattan Connection e diz que o Paulo Pimenta é um picareta. E o Pimenta está desmentindo fake news em vez de trabalhar. É genial isso, né?
Quer dizer, ele não deve se defender para essa gente. Ele tem que ficar quietinho e o governo tem que ficar quietinho pela liberdade de expressão. É de uma escrotice.
A extrema direita é uma coisa fantástica e é difícil realmente. Por isso eu insisto que você tem que criar fatos. Tem que transferir o governo federal para o Rio Grande do Sul por 15 dias. Eu duvido que isso não teria um impacto.
Acho que tem que criar esses esses fatos. Não tenho procuração nenhuma para defendê-los, até porque o governo não quer nem saber de mim. O governo Lula não me ouve e não me dá bola. Não quer nem saber de mim e eu nem preciso também do governo.
Estou tentando apenas dizer que ele precisa se ajudar. Você pode nem gostar do atual governo. Mas cuidado com o que você deseja, porque o que pode vir aí é como nos tempos de Bolsonaro.
Cuidado com aquilo que você deseja, não é?
Queria reiterar aqui que tem alguns amigos meus que aderiram à tese de que o governo federal está perdendo a batalha da da comunicação e está se saindo mal dessa. O governo Lula, quanto mais dinheiro jogar aqui no Rio Grande do Sul, quanto mais botar gente para trabalhar, mais ele vai caindo.
A questão para eles é que não há fato, só interpretação de fatos e narrativas. O presidente tem que transferir o governo para cá, para o Rio Grande do Sul.
Para ficar 10, 15 dias. O olho do dono engorda a tropa. O presidente tem que vir para cá. O vice [Alckmin] tem que vir para cá. O governo tem que ser transferido pro Rio Grande do Sul por 15 dias até passar o grosso de tudo isso.
É impossível falar isso ao Lula porque ele é um sujeito blindado. Nem os seus ministros são acessíveis. É uma coisa impressionante. Você não consegue chegar perto porque tem cinco ou seis intermediários.
A gente só consegue se comunicar aqui pelo DCM, pelos veículos da mídia independente e pelos textos no Twitter, no X.
Estamos falando que o presidente tem que transferir o governo para cá. Porque esse caos vai custar muito caro em termos simbólicos e em termos eleitorais.
As pesquisas mais recentes já refletem um problema. Quanto mais o Lula se esforçar com relação ao Rio Grande do Sul, mais desgaste ele vai ter com a oposição bolsonarista. Tem que estar aqui para mostrar que essas narrativas são falsas, que esse bando de picaretas fazem fake news e não são processados pelos efeitos delas.
Postei no Twitter e no Instagram citando o professor Juarez Freitas, que é um dos cinco maiores juristas do mundo. Ele diz que os que fazem fake news podem matar pessoas. Porque elas têm efeitos colaterais.
Tomamos um pau. Você não imagina as críticas que a gente levou porque estamos “contra a liberdade de expressão”.
A humanidade fracassou, querido. É um projeto que deu errado e não tem chance de dar certo.
“Proibir os coaches e os influencers faria o mundo melhorar”
Viram que tinha aquela moça que falou que tinha muita religião afro e terreiros no Rio Grande do Sul. Segundo ela, é por isso que Deus castigou e mandou enchente.
E aí veio o Pablo Marçal, essa figura abjeta. É um influencer tem 10 milhões de seguidores. Ele que disse que o show da Madona era um show do demônio.
Eu só achei que era um show ruim, mas ele achou que era um show do demônio. Foi um show de performance, porque eu eu não acredito em show feito por playback.
Aí esse cara inventou que era o uma obra do demônio e por isso Deus castigou. Acho que isso é a prova de que Deus não existe mesmo, se ele está poupando esses caras que são influencers.
Velho, é uma coisa impressionante. Quer dizer. Está acontecendo essa enchente e os caras estão rodando cultos, pedindo pix e o maior deles dizendo que Deus castiga um estado.
Se existisse uma Constituição do mundo, tinha que fazer uma lei com 10 artigos de proibições. A proibição número um seria para os coaches e os influencers.
Só com isso você melhoraria o mundo. Eu faria assim: Estão proibidos os coaches e os influencers. Cláusula pétrea.
Veja a live completa.
Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link