A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta quinta-feira (23), a 27ª fase da Operação Lesa Pátria, com o objetivo de identificar pessoas envolvidas no financiamento e fomento aos ataques promovidos por bolsonaristas às sedes dos Três Poderes em Brasília, no dia 8 de janeiro de 2023.
A operação cumpre um total de 20 mandados judiciais, sendo 18 de busca e apreensão e dois de monitoramento eletrônico com tornozeleira, expedidos pelo STF. As ações ocorrem nos estados do Paraná (7), Goiás (1), Mato Grosso (1), São Paulo (7) e Rondônia (2).
São alvos de mandados suspeitos de terem financiado ônibus que levaram os então simpatizantes do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) à capital federal. Os nomes não foram divulgados pela corporação.
A PF determinou a indisponibilidade de bens, ativos e valores dos investigados. Estima-se que os danos ao patrimônio público possam alcançar R$ 40 milhões.
“Os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido”, informou a corporação, em nota.
As investigações estão em andamento, e a Operação Lesa Pátria será permanente, com atualizações periódicas sobre o cumprimento dos mandados judiciais, capturas de pessoas e informações sobre foragidos.
Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link