Lesa Pátria: PF prende 48 bolsonaristas e busca 170 foragidos pelo 8 de janeiro

Atualizado em 6 de junho de 2024 às 14:09
Manifestantes golpistas no dia 8 de janeiro, em Brasília – Foto: Reprodução

A Polícia Federal (PF) prendeu, nesta quinta-feira (6), 48 pessoas em uma nova fase da Operação Lesa Pátria, com o objetivo de identificar os executores, incitadores e financiadores dos ataques terroristas promovidos por bolsonaristas nas sedes dos Três Poderes em Brasília, no dia 8 de janeiro de 2023.

“A Polícia Federal continua realizando diligências para localização e captura de outros 170 condenados ou investigados considerados foragidos”, disse a corporação.

A ofensiva visa réus que deliberadamente descumpriram medidas cautelares impostas durante a investigação, incluindo aqueles que fugiram para outros países para evitar a aplicação da lei penal, segundo informou a PF.

A principal rota, segundo os investigadores, é a Argentina, onde estariam mais de 60 pessoas.

Ao todo, estão sendo cumpridos 208 mandados de prisão preventiva expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF) contra investigados e condenados pela intentona golpista. As diligências ocorrem em 18 estados e no Distrito Federal.

Bolsonaristas invadem prédio do Congresso, em Brasília – Foto: Reprodução

Até às 10h desta quinta-feira, as prisões foram realizadas em São Paulo, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Bahia, Paraná e no Distrito Federal, conforme informações do Estadão.

Os nomes dos foragidos que não forem capturados serão adicionados ao Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP). Aqueles que a PF já identificou e que estão no exterior serão incluídos na lista de procurados da Interpol.

A operação investiga supostos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link