O líder da milícia de extrema-direita antigovernamental Oath Keepers, Stewart Rhodes, e uma de suas subordinadas, foram condenados nesta terça-feira (29) por conspiração sediciosa nos Estados Unidos. A condenação de Rhodes é um dos resultados mais significativos decorrentes da vasta investigação contra o ataque ao Capitólio.
Os dois foram considerados culpados júri do Tribunal Distrital Federal em Washington por conspirarem em uma tentativa de manter o então presidente Donald Trump no poder após a derrota para Joe Biden na eleição de 2020, resultando no ataque ao Capitólio, em janeiro de 2021.
No entanto, outros três réus foram considerandos inocentes de sedição e Rhodes foi absolvido de outras duas acusações de conspiração pelo júri. Os outros três envolvidos do grupo são processados por outros crimes.
Porém, os veredictos, que foram anunciados após três dias de deliberações, representam uma vitória para o Departamento de Justiça. Pela primeira vez em quase 20 julgamentos relacionados ao ataque ao Capitólio, um júri decidiu que a invasão, que visava impedir a sessão confirmando a vitória do democrata Joe Biden, foi realizada através de uma conspiração organizada.
Na vasta investigação do ataque ao Capitólio, em qualquer um dos seus 900 casos, a conspiração sediciosa foi a acusação mais séria apresentada até então. O inquérito ainda pode resultar em múltiplas prisões adicionais. A pena máxima, nesse caso, é de até 20 anos de prisão.
Por outro lado, Rhodes, ainda foi absolvido de duas acusações diferentes de conspiração, uma delas se refere ao delito de conspirar para interromper a certificação das eleições de 6 de janeiro e a outra é sobre impedir membros do Congresso de cumprirem suas funções, no mesmo dia.
A “funcionária” Kelly Meggs, que foi condenada junto de Rhodes, chefiava um lado do grupo na Flórida, o extremo sudeste dos EUA, na época do ataque. Os outros três réus, que foram considerados inocentes, são Kenneth Harrelson, Jessica Watkins e Thomas Caldwell.
Ainda assim, mesmo com as condenações, o governo continuará processando vários outros membros de Oath Keepers, inclusive, quatro integrantes do grupo que deverão ser julgados por acusações de conspiração sediciosa na próxima segunda-feira (5).
Um outro grupo de Oath Keepers, atualmente, está enfrentando acusações de conspiração menores em um julgamento marcado para o próximo ano, e Kellye SoRelle, a ex-advogada e amante de Rhodes, foi acusada em um processo criminal separado.