O aiatolá Ali Khamenei, líder supremo do Irã, afirmou que Israel “não durará muito” nesta sexta (5). Durante orações semanais do islã em Teerã, três dias depois do lançamento de mísseis contra o país, ele ainda convocou “todos os muçulmanos” a lutarem.
“A resistência da região não vai recuar inclusive com a morte de nossos líderes”, afirmou Khamenei. Ele ainda afirmou que o Irã vai lutar com “força e coragem” para se proteger dos ataques e mencionou o bombardeio contra o território israelense.
“A ação brilhante das nossas forças armadas há duas ou três noites. Foi uma operação totalmente legal e legítima”, prosseguiu.
O líder supremo do país também apontou que os palestinos têm direito de defesa contra os ataques promovidos pelo governo do primeiro-ministro de extrema-direita Benjamin Netanyahu. “A nação palestina tem o direito de se defender contra o inimigo que ocupou a sua terra e a sua casa, destruiu a atividade agrícola e arruinou sua vida”, completou.
O Irã lançou cerca de 180 mísseis contra Israel na terça, segundo o exército de Netanyahu. A Guarda Revolucionária Islâmica, principal grupo das Forças Armadas do país, afirma que o bombardeio é uma retaliação pelos assassinatos dos principais líderes do Hezbollah, Hassan Nasrallah, e do Hamas, Ismail Haniyeh.
Danny Danon, embaixador de Israel na ONU (Organização das Nações Unidas), afirmou que “em breve” o país vai mostrar seu poder ao Irã. “Temos muitas opções. Então, cabe a nós decidir onde e quando queremos atacar, mas eles estão vulneráveis. Eles sabem disso”, disse à CNN.
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line