Liderando com folga, Nayib Bukele se declara presidente reeleito em El Salvador

Atualizado em 5 de fevereiro de 2024 às 7:42
Nayib Bukele – Reprodução

Nayib Bukele, o atual presidente de El Salvador, lidera com uma ampla vantagem nas eleições presidenciais do país. Os resultados preliminares divulgados indicam que o partido de Bukele, Novas Ideias, conquistou cerca de 83% dos votos, segundo o Tribunal Superior Eleitoral de El Salvador.

Até agora, 31% das urnas foram apuradas, e a Frente Farabundo Martí, de esquerda, está em segundo lugar, com aproximadamente 7% dos votos.

Após as apurações parciais, Bukele se declarou reeleito e previu que seu partido conquistaria 58 das 60 cadeiras da Assembleia Nacional. “Segundo os nossos números, ganhámos as eleições presidenciais com mais de 85% dos votos e um mínimo de 58 dos 60 deputados na Assembleia. O recorde em toda a história democrática do mundo. Nos vemos às 21h em frente ao Palácio Nacional. Deus abençoe El Salvador”, escreveu no X.

Posteriormente, em um discurso no Palácio Nacional, ele enfatizou que o país havia feito história: “Os salvadorenhos deram o exemplo ao mundo inteiro de que qualquer problema pode ser resolvido se houver vontade de fazê-lo”.

Bukele está no poder desde 2019, ganhando destaque por suas decisões relacionadas à segurança pública e medidas controversas consideradas autoritárias.

Desde 2022, El Salvador está em estado de exceção, com mais de 70 mil pessoas presas sob suspeita de pertencerem a gangues – o presidente também estabeleceu uma prisão de segurança máxima, onde mais de 100 detentos são mantidos em celas sem colchões.

Governo Bukele

Em sua gestão, Bukele tem enfrentado críticas internacionais por adotar medidas consideradas antidemocráticas para concentrar o poder.

Ele já foi acusado de demitir funcionários públicos por meio do Twitter, atacar partidos opositores e impor o bitcoin como moeda legal.

Críticos, como o analista político mexicano Carlos Perez, questionam a eficácia dessas políticas a longo prazo, alertando que o encarceramento em massa não é sustentável.

Trajetória

Nayib Bukele, filho de um empresário palestino, começou sua carreira política como prefeito de Nuevo Cuscatlan e depois de San Salvador. Ele ganhou destaque por suas iniciativas para combater a violência e revitalizar áreas urbanas. Em 2017, após desentendimentos com a FMLN, Bukele mudou-se para um partido de direita e lançou sua campanha à presidência com promessas de resolver os problemas de El Salvador.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram,clique neste link