Nesta quinta-feira (23), o deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ) foi às redes sociais criticar o voto do senador Jaques Wagner (PT-BA) a favor da PEC que restringe as decisões monocráticas de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).
O Senado aprovou o texto da PEC em primeiro turno com 52 votos a favor, três a mais que o mínimo necessário, e 18 votos contra. O único senador do PT a apoiar a medida foi Jaques Wagner, líder do governo na Casa.
Lindbergh, vice-líder da maioria na Câmara dos Deputados e vice-líder do governo Lula no Congresso, manifestou sua perplexidade com o voto do colega, que exerce a liderança do governo no Senado.
“Não consigo entender esse voto do Jaques Wagner??? No momento em que o bolsonarismo ataca o STF por causa do julgamento da tentativa de golpe de 8 de Janeiro e pelo medo da prisão de Jair Bolsonaro pelo próprio Supremo”, escreveu no X, antigo Twitter.
“Chancelar essa manobra oportunista do Pacheco e Alcolumbre que querem fazer média com bolsonaristas é um erro. Parabéns aos senadores do PT e ao líder do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues, que votaram contra esse absurdo”.
A PEC proíbe decisões individuais em tribunais superiores que suspendam a eficácia de uma lei ou atos dos presidentes da República, do Senado e da Câmara. Após a aprovação em segundo turno, o texto seguirá para análise da Câmara dos Deputados.
Confira:
Não consigo entender esse voto do Jaques Wagner??? No momento em que o bolsonarismo ataca o STF por causa do julgamento da tentativa de golpe de 8 de Janeiro e pelo medo da prisão de Jair Bolsonaro pelo próprio Supremo. Chancelar essa manobra oportunista do Pacheco e Alcolumbre…
— Lindbergh Farias (@lindberghfarias) November 23, 2023