Lira negocia anistia a golpistas com aval de Bolsonaro e ala do PT; entenda

Atualizado em 30 de outubro de 2024 às 13:20
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e o deputado federal Hugo Motta (Republicanos-PB), seu possível sucessor. Foto: Reprodução

A anistia aos golpistas presos pelo ataque de 8 de janeiro de 2023 foi incluída nas negociações para as eleições aos comandos da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, e o tema teve aval do ex-presidente Jair Bolsonaro e de uma ala do PT. O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), criou uma comissão especial para analisar a pauta.

Inicialmente, o texto que prevê a anistia dos golpistas seria analisado pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara. A proposta foi retirada do colegiado e teve sua tramitação adiada para que os responsáveis angariem apoio de partidos como o PL e o PT.

Segundo a Folha de S.Paulo, alguns parlamentares petistas afirmam que a medida permite a abertura de uma conversa com Hugo Motta (Republicanos-PB), candidato à presidência da Câmara, e afasta o risco da votação do projeto na CCJ agora.

O ex-presidente Jair Bolsonaro foi ao Senado Federal nesta terça (29) para discutir anistia a golpistas e a ele mesmo. Foto: Pedro França/Agência Senado

Parte da cúpula do PT avalia que a comissão que vai analisar o projeto de anistia não deve ser bem-sucedida, enquanto outra parcela vê com desconfiança a iniciativa de Lira, apontando que o gesto seria um aceno claro a bolsonaristas.

O PL vai reunir suas bancadas no Congresso Nacional nesta quarta (30) e a tendência é que o partido apoie as candidaturas de Motta para a presidência da Câmara e de Davi Alcolumbre (União-AP) para chefiar o Senado.

Inelegível até 2030 por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Bolsonaro tem defendido a anistia aos golpistas e a ele mesmo. Em visita ao Senado nesta terça (29), o ex-presidente negou ter condicionado o apoio às candidaturas de Motta e Alcolumbre ao avanço dos projetos no Congresso.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line