O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) indicou a procuradora da República Cristina Nascimento de Melo para uma vaga de desembargadora federal do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3). A informação foi divulgada pelo G1.
O nome de Cristina estava na lista tríplice organizada pela Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR). Vale destacar que essa vaga do TRF-3 é destinada a um membro do Ministério Público (MP). O tribunal é a segunda instância da Justiça Federal para os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul.
Como desembargadora, Cristina substituirá Luiz Lima Stefanini, que se aposentou. Além dela, a lista tríplice também incluía os procuradores Luiz Eduardo Camargo Outeiro Hernandes e Marilia Soares Ferreira Iftim.
A nomeação acontece em meio à pressão pública por maior diversidade nas indicações do petista. Na última terça-feira (5), Lula nomeou a jurista Marcelise de Miranda Azevedo para integrar a Comissão de Ética da Presidência. Ela será a primeira mulher negra a fazer parte do colegiado.
Esse movimento de pressão por diversidade nas indicações ganhou força após a oficialização do chefe do Executivo da escolha de Cristiano Zanin para o Supremo Tribunal Federal (STF).