Afeganistão é o assunto. AO VIVO. Cassio Oliveira analisa as últimas notícias e conversa com o professor, escritor e militante do Partido Comunista do Brasil, Lejeune Mirhan. Moderação: Sara Goes.
LEIA MAIS:
1 – Lula: “Se cada brasileiro puder tomar café, almoçar e jantar, terei cumprido a missão da minha vida”
2 – Talibãs são históricos aliados dos EUA. Por Marcelo Buzetto
O que aconteceu no Afeganistão?
Ashraf Ghani, presidente do país, deixou o país neste domingo (15). Isso ocorreu horas depois de o grupo extremista Talibã cercar Cabul, a capital do país.
Um alto oficial do Ministério do Interior afegão disse à agência de notícias Reuters que Ghani embarcou para o Tajiquistão, que faz fronteira com o sul.
Ainda de acordo com a agência, o gabinete da Presidência afegã não confirma a movimentação do mandatário “por questões de segurança”.
Mais cedo, o ministro do Interior, Abdul Sattar Mirzakwal, havia anunciado uma “uma transferência pacífica de poder para um governo de transição”, mas não deixou claro quem o iria compor.
Talibã e os Estados Unidos
Desde 1978, após a Revolução de Saur, quando o Afeganistão era governado pelo Partido Democrático e Popular do Afeganistão – PDPA (uma aliança entre comunistas, socialistas e patriotas afegãos), em aliança e cooperação com a URSS, os chamados “Talibãs” são aliados dos EUA!
O governo do PDPA iniciou uma reforma agrária, investiu em educação e saúde pública e gratuita, aprovou a lei da igualdade de direitos entre homens e mulheres, estimulou as mulheres a ingressarem nas universidades, etc…
EUA, Paquistão e Arábia Saudita, com atuação direta de Osama Bin Laden, se uniram para impedir a cooperação Afeganistão-URSS, pois a influência soviética ameaçava os interesses geopolíticos estadunidenses.
Foram homenageados pelo filme Rambo 3, chamados de “guerreiros da liberdade “.
Estiveram em Washington, na Casa Branca, recebidos por Bill Clinton, e com direito à conferência de imprensa. Firmaram um acordo com EUA para construção de um gasoduto. Como não puderam cumprir o acordo EUA invadiu o país em 2001, sob o pretexto de capturar Bin Laden, “encontrado”, segundo o governo Obama, em Islamabad, no Paquistão!!!!!!
Ou seja, destruíram o país e o Bin Laden não estava lá?
Um Afeganistão aliado do Irã seria, para o governo dos EUA, pior que governado pelos Talibãs.
Veja a live.