Putin é assunto. AO VIVO. Rudá Ricci analisa as principais notícias. Moderação: Décio Nogueira. Veja essas notícias na live do nosso DCM TV.
Presidente francês, Emmanuel Macron, telefonou nesta segunda (28) para Vladimir Putin, mas na conversa de 90 minutos não ouviu qualquer sinal de recuo.
O presidente da Rússia manteve a postura mesmo depois de uma série de duras sanções e a promessa de envio de armas para os ucranianos, segundo reportagem de Filipe Barini no jornal O Globo.
De acordo com comunicado emitido pelo Kremlin, Putin exigiu de Macron “o reconhecimento da soberania russa na Crimeia, a deslmilitarização e a ‘desnazificação’ do Estado ucraniano, e a promessa de um estatuto de neutralidade” como condições preliminares para pôr fim ao que o Kremlin chama de “operação militar” no país vizinho.
Na fala a Macron, Putin repete um discurso visto desde o ano passado, quando a guerra era considerada uma hipótese remota, mesmo com a presença de mais de 100 mil militares russos nas fronteiras ucranianas.
LEIA MAIS:
1 – Rússia x Ucrânia: “A guerra vai durar”, alerta Macron
2 – Macron diz que ligação a Putin não teve efeito algum: “Escolheu a guerra”
3 – Em reunião com Putin, Macron exige cessar-fogo imediato na Ucrânia
O que Putin rejeita?
A começar pela questão da neutralidade: o presidente russo rejeita a ideia de ver a Ucrânia como um membro da Otan, um processo de adesão iniciado em 2008 mas que, segundo analistas, não tem chances de sucesso a médio prazo, mesmo antes da guerra, e aponta tal cenário como uma ameaça ao seu país, e como uma “linha vermelha” a não ser cruzada.
Quem desiste primeiro?
— DCM ONLINE (@DCM_online) February 25, 2022