Livros de James Bond são reescritos para remover termos “ofensivos”

Atualizado em 26 de fevereiro de 2023 às 18:01
Sean Connery como James Bond

As referências raciais foram removidas dos livros de James Bond após uma “revisão de sensibilidade”.

Termos como “nigger”, que aparecem com frequência, foram eliminados nas novas edições da obra do britânico Ian Fleming, que devem ser relançadas em abril.

Algumas representações de pessoas negras também foram retrabalhadas ou removidas, mas as referências a outras etnias, incluindo o uso de um termo para pessoas do leste asiático e as visões zombeteiras de Bond sobre Oddjob, o capanga coreano de “Goldfinger”, permanecem.

As falas revisadas incluem a avaliação de Bond em “Live and Let Die” de que os criminosos africanos são “caras bastante cumpridores da lei, eu deveria ter pensado, exceto quando bebem demais”. Mudou para “caras bastante cumpridores da lei. Eu deveria ter pensado nisso”.

No entanto, as referências ao “doce cheiro de estupro”, “mulheres bêbadas”, “trabalho de homem” e à homossexualidade como uma “deficiência teimosa” foram mantidas.

Espera-se que um aviso que acompanha as novas edições diga o seguinte: “Este livro foi escrito em uma época em que termos e atitudes que podem ser considerados ofensivos pelos leitores modernos eram comuns. Uma série de atualizações foram feitas nesta edição, mantendo-se o mais próximo possível do texto original e do período definido.”

Isso ocorre depois que a Ian Fleming Publications Ltd, que detém os direitos de seu trabalho, encomendou uma revisão de leitores sensíveis para a série James Bond.

As novas edições marcam os 70 anos desde a publicação do primeiro romance de Fleming, “Casino Royale”. Acontece uma semana depois que os livros de Roald Dahl, autor de “A Fantástica Fábrica de Chocolate”, entre outros, foram reescritos para remover linguagem considerada ofensiva.

A palavra “gordo”, por exemplo, havia sido cortada. Augustus Gloop em Charlie and the Chocolate Factory é descrito como “enorme”.

Ian Fleming, criador de James Bond