O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu não se mudar para a Granja do Torto antes da posse. De acordo com a colunista Ana Flor, do G1, dois assessores afirmaram que o local precisa de uma reforma em alguns setores antes de receber o petista.
Nesta terça-feira (20), o presidente eleito e a futura primeira-dama Janja da Silva, visitaram o local, que é uma das residências oficiais do presidente da República. Até a última semana, o ministro da Economia, Paulo Guedes, estava na moradia cedida por Bolsonaro durante a pandemia.
Segundo aliados do petistas, a expectativa era de que o presidente poderia ir ainda nos próximos dias para a Granja, especialmente por motivos de segurança. No entanto, o plano foi abandonado após a vistoria no local. A área residencial do Alvorada também será avaliada.
Diante disso, Lula deve deve permanecer no hotel até que uma das residências oficiais esteja apta para recebê-lo. Vale destacar que é a primeira vez na história das recentes transições que Granja do Torto não foi cedida ao governo do presidente eleito durante os primeiros dias de transição.