O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou por telefone na tarde desta segunda-feira (9) com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. Durante a conversa, o mandatário norte-americano convidou o petista para visitar Washington no início de fevereiro e discutir agendas comuns entre os países.
A ligação de Biden ocorre um dia após os ataques terroristas promovidos pelos apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em Brasília. O petista aceitou o convite do presidente americano.
Biden condenou a violência e o ataque às instituições democráticas e à transferência pacífica do poder. Lula e o presidente americano ainda se comprometeram a trabalhar em parceria em temas enfrentados pelo Brasil e pelos Estados Unidos, como a mudança climática, desenvolvimento econômico, paz e segurança.
No domingo (8), Biden condenou os atos na capital federal como um “ataque à democracia”. “Eu condeno o atentado à democracia e à transferência pacífica de poder no Brasil”, escreveu Biden em seu Twitter. “As instituições democráticas brasileiras têm nosso apoio total e a vontade do povo brasileira não deve ser minada. Estou ansioso para poder continuar a trabalhar com [o presidente] Lula”.
I condemn the assault on democracy and on the peaceful transfer of power in Brazil. Brazil’s democratic institutions have our full support and the will of the Brazilian people must not be undermined. I look forward to continuing to work with @LulaOficial.
— President Biden (@POTUS) January 8, 2023