Lula aceita convite de Biden para visitar os EUA em fevereiro

Atualizado em 9 de janeiro de 2023 às 20:33
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. Foto: Reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou por telefone na tarde desta segunda-feira (9) com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. Durante a conversa, o mandatário norte-americano convidou o petista para visitar Washington no início de fevereiro e discutir agendas comuns entre os países.

A ligação de Biden ocorre um dia após os ataques terroristas promovidos pelos apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em Brasília. O petista aceitou o convite do presidente americano.

Biden condenou a violência e o ataque às instituições democráticas e à transferência pacífica do poder. Lula e o presidente americano ainda se comprometeram a trabalhar em parceria em temas enfrentados pelo Brasil e pelos Estados Unidos, como a mudança climática, desenvolvimento econômico, paz e segurança.

No domingo (8), Biden condenou os atos na capital federal como um “ataque à democracia”. “Eu condeno o atentado à democracia e à transferência pacífica de poder no Brasil”, escreveu Biden em seu Twitter. “As instituições democráticas brasileiras têm nosso apoio total e a vontade do povo brasileira não deve ser minada. Estou ansioso para poder continuar a trabalhar com [o presidente] Lula”.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link