O presidente Lula apareceu publicamente pela primeira vez nesta segunda (21), dois dias após acidente doméstico. Ele caiu no banheiro do Palácio da Alvorada e teve que levar cinco pontos após bater a região da nuca no último sábado (19).
O petista viajaria para a Rússia neste domingo (20), mas recebeu uma orientação médica de cancelar viagens longas pela próxima semana. Lula despachou do próprio Palácio da Alvorada nesta segunda e recebeu o ministro Alexandre Padilha (Relações Institucionais) e Celso Amorim, assessor especial da Presidência.
Padilha afirmou que o petista “em nenhum momento teve perda de consciência ou desorientação” e que “ele mesmo buscou socorro” após a queda no palácio. Ele passou por exames no hospital Sírio-Libanês, em Brasília, na noite de sábado e na manhã de domingo.
Segundo boletim médico divulgado pela instituição neste domingo, Lula sofreu um “ferimento corto-contuso em região occipital”, um corte na região da nuca. O caso não é grave, segundo médicos, e ele foi liberado após curativo.
O presidente participará da Cúpula dos Brics em Kazan, cidade russa, por meio de videoconferência. A delegação oficial do governo brasileiro será comandada por Mauro Vieira, ministro das Relações Exteriores. O petista “terá agenda de trabalho normal essa semana em Brasília, no Palácio do Planalto”, segundo o Palácio do Planalto.
O evento na Rússia começa nesta terça (22) e Lula agendou reuniões bilaterais com os presidentes Vladimir Putin, da Rússia, e Xi Jinping, da China.
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line