O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que a verba de países ricos destinada a preservação do meio ambiente não é “favor”, mas sim uma “dívida” que as grandes nações possuem com a humanidade em razão da poluição gerada nos últimos séculos de industrialização. As falas ocorreram nesta segunda-feira (14), durante transmissão ao vivo do podcast semanal “Conversa com o Presidente”.
“É muito simples compreender. Os países ricos tiveram sua introdução na Revolução Industrial bem antes que o Brasil. Então, são responsáveis pela poluição do planeta, conseguiram derrubar todas as suas florestas antes de nós. Agora, o que têm que fazer é contribuir financeiramente para que os outros países possam se desenvolver”, disse Lula.
“Não queremos ‘ajuda’, queremos um pagamento efetivo. É como se tivessem pagando uma coisa que devem à humanidade, a gente preservar as atuais florestas”.
Para ele, essa é a visão fechada pelos países da Região Amazônica na cúpula da última semana. Ideia esta que que deve ser levada à Cúpula do Clima nos Emirados Árabes Unidos, no fim de 2023: “Temos condições de chegar ao mundo lá nos Emirados Árabes e dizer o seguinte: ‘a situação é essa, queremos essa contribuição de vocês e isso não é favor, é pagamento de uma dívida que vocês têm com o planeta Terra'”.
Ainda durante o podcast, Lula destacou o plano de transição ecológica anunciado por Fernando Haddad, atual ministro da Fazenda. O presidente, que em setembro deve se encontrar com Joe Biden, presidente dos EUA, disse esperar investimentos dos EUA em ações de transição energética no Brasil.
Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link