O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se pronunciou em suas redes sociais sobre o tiroteio que ocorreu neste sábado (13), no comício do ex-presidente Donald Trump na Pensilvânia. Prestando solidariedade, Lula declara que o que ocorreu foi “inaceitável” e que aqueles que defendem a democracia e o diálogo político devem repudiar o ato violento.
“O atentado contra o ex-presidente Donald Trump deve ser repudiado veementemente por todos os defensores da democracia e do diálogo na política. O que vimos hoje é inaceitável”, publicou o presidente.
O atentado contra o ex-presidente Donald Trump deve ser repudiado veementemente por todos os defensores da democracia e do diálogo na política. O que vimos hoje é inaceitável.
— Lula (@LulaOficial) July 13, 2024
O vice-presidente brasileiro, Geraldo Alckmin (PSB), também lamentou o ocorrido em suas redes sociais: “Lamentável o atentado contra o ex-presidente, Donald Trump. A democracia se faz com ideias, debates e votos. Nunca com tiros e violência.”
Lamentável o atentado contra o ex-presidente, Donald Trump. A democracia se faz com ideias, debates e votos. Nunca com tiros e violência.
— Geraldo Alckmin ?? (@geraldoalckmin) July 14, 2024
O The Washington Post publicou que duas pessoas morreram no tiroteio, inclusive o autor dos disparos. A outra vítima seria um espectador do comício que teria sido atingido na arquibancada atrás de Trump. O ex-presidente dos EUA foi atingido de raspão na orelha, sendo escoltado por seguranças armados para sair do local após permanecer no chão por cerca de um minuto.
Em comunicados distintos, o porta-voz do ex-presidente dos EUA, Steven Cheung, e o chefe de comunicações do Serviço Secreto dos Estados Unidos, Anthony Guglielmi, declararam que Trump “está bem”, sem dar mais detalhes sobre o ferimento. “Mais detalhes virão”, declarou Cheung.
Disparos de arma durante discurso do Trump agorinha. pic.twitter.com/01TSmdH3q5
— GugaNoblat (@GugaNoblat) July 13, 2024