Lula confirma ida de Celso Amorim para Ucrânia no dia 10 de maio

Atualizado em 6 de maio de 2023 às 19:10
Celso Amorim, assessor especial para assuntos internacionais da Presidência. (Foto: Reprodução)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou, neste sábado (6) que o assessor especial para assuntos internacionais da presidência e ex-chanceler, Celso Amorim, irá viajar para Ucrânia na semana que vem, dia 10 de maio.

A informação já estava circulando nos bastidores e foi confirmada na tarde deste sábado, durante coletiva de imprensa após Lula participar da coroação do Rei do Rei Charles III e da rainha Camilla na Inglaterra.

“Celso Amorim foi conversar com o Putin e vai, agora, conversar com a Ucrânia. Daqui [Inglaterra] ele parte pra Ucrânia. Ele não foi antes porque o presidente [Volodymyr Zelensky] não pôde receber ele”, afirmou o presidente.

Lula também sinalizou que no final do ano haverá um encontro com representantes dos Brics, grupo de países que reúne Brasil, Rússia, China, Índia e África do Sul, e que desta reunião “quem sabe a gente encontra um jeito de começar a negociar”.

“É que nem palavra cruzada, a gente vai juntando essas conversas e vai vendo que palavras permitem que essas pessoas se juntem numa mesa pra negociar. Mas pra isso tem que parar de atirar”, finalizou Lula

Agenda

Desde a sexta-feira (5), Lula e a primeira-dama Janja da Silva estão em agenda oficial na Inglaterra. Os dois participaram na manhã deste sábado (06), em Londres da coroação do Rei Charles III e da rainha Camilla. Charles tem 74 anos e foi o monarca que mais esperou para chegar ao trono britânico. Lula acompanhou a cerimônia ao lado do presidente francês Emmanuel Macron.

Ainda antes da cerimônia de coroação Lula se encontrou com o ministro dos negócios estrangeiros James Cleverly.

Na sexta-feira (5) Lula encontrou o primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, que prometeu um investimento de cerca de R$ 500 milhões no Fundo Amazônia, a maior política financeira de preservação ambiental do mundo.

Agora, Lula retorno ao Brasil. O desembarque está previsto para às 4h30 da manhã deste domingo (7).

Publicado no Brasil de Fato

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link