A nova pesquisa PoderData, divulgada nesta quarta-feira (16), indica uma redução da distância entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e outros candidatos na corrida eleitoral de 2022. Hoje, o petista venceria qualquer um dos principais oponentes em um confronto direto por ao menos 15 pontos percentuais. Há 1 mês, a dianteira era de pelo menos 22 pontos.
O presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-juiz Sergio Moro (Podemos) são os candidatos mais competitivos no cenário com Lula. Ciro Gomes (PDT) e João Doria (PSDB) ficam 23 e 28 pontos atrás do ex-presidente, respectivamente.
A pesquisa PoderData é realizada de maneira quinzenal. Os dados foram coletados de segunda-feira até ontem (13 a 15), por meio de ligações para celulares e telefones fixos. Foram 3 mil entrevistas em 243 municípios nas 27 unidades da federação. A margem de erro é de dois pontos percentuais. O intervalo de confiança, de 95%.
Leia também:
1- Distância entre ex-presidente e Bolsonaro recua em nova pesquisa; veja números
2- Dono do orçamento secreto, Lira revela se apoiará ex-presidente ou Bolsonaro
3- Ex-presidente diz que sequer considera Moro candidato: “Sem toga, não vale nada”
Lula vence qualquer um no 2° turno
A pesquisa mostra que, embora lidere em todos os cenários, Lula viu sua vantagem diminuir sobre os adversários. O petista caiu de 54% para 50% entre os dois levantamentos. Bolsonaro também recuou de 37% para 35%. Ou seja, a vantagem de Lula caiu de 17 pontos percentuais para 15.
Numa disputa com Moro, seu algoz na Lava Jato, Lula tem 47% contra 32% de Moro. No cenário com Ciro, Lula venceria por 45% a 22%. Já com João Doria, o petista registra 46% das intenções contra 18% do tucano.
Depois da Maria do BBB 22, quem deveria ser o próximo expulso?
— DCM ONLINE (@DCM_online) February 15, 2022
Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link