A Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República convidou governadores para reunião em defesa da democracia com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta segunda-feira (8), às 18h, em Brasília.
De acordo com o blog da Natuza Nery, o objetivo do encontro também é discutir ações para solucionar a crise atual e arregimentar apoio contra os apoiadores de Jair Bolsonaro (PL), articulando suporte nacional para evitar que os atos de Brasília se propaguem.
A reunião acontece após a invasão e depredação dos prédios dos Três Poderes na capital federal nesta tarde. Muitos governadores já estão enviando policiais para reforçar a segurança do Distrito Federal.
Há quase dois meses acampados em frente aos quartéis do Exército em todo o país, os terroristas vinham anunciando a invasão em grupos bolsonaristas nos últimos dias. Desde o último sábado (7) inúmeras caravanas começaram a chegar em Brasília.
Em resposta aos atos antidemocráticos, Lula assinou um decreto de intervenção federal na área de segurança pública do Distrito Federal. A ordem vale até 31 de janeiro.
Segundo o decreto, o objetivo é “pôr termo ao grave comprometimento da ordem pública”. O decreto nomeia Ricardo Garcia Cappelli para o cargo de interventor.