O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) viu seu nome disparar na pesquisa espontânea do DataFolha, divulgada nesta quinta-feira (26). Já o presidente Jair Bolsonaro (PL) recuou no primeiro turno. Esse desempenho é visto como o mais importante em um relatório, porque apresenta um eleitorado mais convicto em relação ao seu candidato.
De acordo com os dados do instituto, o petista tinha 30% em março e agora possui 38% das intenções de votos no cenário espontâneo. No terceiro mês do ano, o chefe do executivo federal atingiu 23%, mas agora caiu para 22%.
No cenário estimulado, Lula aparece em primeiro lugar. O ex-presidente tem 48%, enquanto Bolsonaro alcançou 27%. O pedetista foi citado por 7%. Os outros não chegaram aos 2%.
Se as eleições fossem hoje, Lula venceria no primeiro turno porque teria 54,5% dos votos válidos. Os votos válidos representam a soma de todos os candidatos e se ignora votos brancos, nulos e indecisos. Para um candidato ser eleito, ele precisa ter 50% mais um voto no primeiro turno. Neste cenário, todos os votos fecharam com 88%, o que dá ao ex-presidente vitória acima da margem de erro (2 pontos para mais ou para menos) do Datafolha.
A pesquisa foi realizada entre os dias 25 e 26 de maio, entrevistando 2.556 eleitores em 181 cidades de todos os estados do país.
Confira os dados completos aqui