Nesta sexta (17), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comentou sobre a autorização de extradição do fundador do Wikileaks, Julian Assange, do Reino Unido para os EUA.
O petista questionou: “Que crime o Assange cometeu?”. Durante um evento Cultural em Maceió, o ex-presidente pediu em uma de suas falas iniciais uma homenagem a Assange. “Se ele for para os EUA, extraditado, certamente é prisão perpétua e certamente ele morrerá na cadeia.”, disse.
O petista acrescentou: “Nós, que estamos aqui falando de democracia, precisaremos perguntar: ‘Que crime o Assange cometeu?’ É o crime de falar a verdade, mostrar que os EUA, através de seu departamento de investigação, sei lá se da CIA, estava grampeando muitos países do mundo, inclusive grampeando a presidenta Dilma Rousseff.”
“Ele denunciou as falcatruas feitas no país mais importante do planeta. Esse cidadão deveria estar recebendo o Prêmio Nobel, o Oscar de decência e de coragem”, completou.
Assange foi responsável por um dos maiores vazamentos de documentos secretos das Forças Armadas americana em 2015, onde divulgou informações da Agência Nacional de Segurança dos EUA onde foram reveladas espionagem contra a então presidente Dilma, assessores e ministros.
Nesta sexta, a ministra do Interior britânica, Priti Patel, aprovou a extradição do australiano, no entanto, Assange pode recorrer.