O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou os nomes de mais 12 futuros ministros de seu governo na manhã desta quinta-feira (22), em um evento no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília. Nas próximas semanas, o presidente eleito deverá anunciar mais 16 ministros.
Segundo o futuro chefe da Casa Civil, o governador da Bahia Rui Costa (PT), a nova gestão será dividida num total 37 pastas. Ao todo, já foram declarados 21 futuros ministros.
Durante coletiva de imprensa, o presidente eleito comentou que irá passar o Natal em São Paulo e confirmou que retornará a Brasília antes do Ano Novo para continuar a estruturação de seu novo governo.
“Segunda-feira de manhã, estarei novamente em Brasília, para terminarmos de montar o governo, tomarmos posse e começarmos a governar”, contou o petista.
Lula confirmou que terá o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB), que entregou o relatório da transição, como titular do Ministério da Indústria e Comércio (MDIC). A pasta será recriada pelo governo que tomará posse no dia 1º de janeiro de 2023.
Saiba quais serão os próximos possíveis ministérios que devem ser anunciados:
- Ministério dos Povos Indígenas
- Ministério da Previdência Social
- Ministério do Esporte
- Ministério das Cidades
- Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional
- Ministério do Meio Ambiente
- Ministério dos Transportes
- Ministério de Minas e Energia
- Ministério das Comunicações
- Ministério do Turismo
- Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar
- Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
- Ministério da Pesca e Aquicultura
- Secretaria de Comunicação Social
- Gabinete de Segurança Institucional
- Ministério do Planejamento e Orçamento