O presidente Lula sinalizou a aliados que deve indicar o subprocurador Paulo Gonet para a Procuradoria-Geral da República (PGR). O petista se reuniu com ao menos cinco cotados para o posto e indicou sua preferência durante encontros com aliados durante a semana. A informação é da Folha de S.Paulo.
Atualmente, a PGR é chefiada pela interina Elizeta Maria de Paiva Ramos, subprocuradora-geral e vice-presidente do Conselho Superior do Ministério Público Federal. O ex-procurador-geral da República Augusto Aras deixou o posto no dia 26 de setembro.
Aras tentou articular sua recondução ao posto, mas seu alinhamento ao ex-presidente Jair Bolsonaro dificultou sua permanência no cargo. Gonet recebeu o apoio dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes. Ele é apontado como um dos favoritos desde o início da disputa.
Lula ouviu o possível próximo PGR ainda em setembro, mês em que também se reuniu com o subprocurador Antonio Bigonha, apoiado em massa pelo PT. Após as reuniões, o presidente solicitou novas indicações por não ter se decidido sobre as duas primeiras.
Posteriormente, Lula ainda se reuniu com os subprocuradores Carlos Frederico, Aurélio Rios e Luiz Augusto Santos, mas demonstrou preferência por Gonet. Nos bastidores, outros petistas apontam que sua indicação poderia fortalecer demais Gilmar e Moraes, que possuem grande articulação no STF.
A expectativa de aliados é que o presidente tome a decisão em breve. Alguns políticos no entorno do petista afirmaram que ele deve anunciar os escolhidos para a vaga no Supremo e na PGR entre o fim desta semana e o início da próxima.
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link