Lula afirmou que os Estados Unidos devem participar do Fundo Amazônia. O presidente brasileiro teve uma reunião com o americano e diz que “acha” que o país vai aderir ao fundo.
“Acho que vão. Não só acho que vão, como é necessário que participem, porque veja: o Brasil não quer transformar a Amazônia em um santuário da humanidade, mas também o Brasil não quer abrir mão de que a Amazônia é um território do qual o Brasil é soberano”, afirmou Lula.
Ele foi questionado sobre o tema por um jornalista enquanto participava de coletiva de imprensa na frente da Casa Branca. Atualmente, o fundo conta com o financiamento da Alemanha e da Noruega para a preservação da Amazônia.
Antes da reunião, já havia a expectativa de que Biden anunciaria sua adesão ao fundo. Lula diz que o assunto não foi diretamente tratado entre eles, mas que houve discussão da necessidade de países ricos financiarem ações de preservação do meio ambiente em países em desenvolvimento.
“Não discuti especificamente o Fundo Amazônia. Eu discuti a necessidade dos países ricos assumirem a responsabilidade de financiar todos os países que têm florestas. Só na América do Sul, além do Brasil, temos Equador, temos a Colômbia, temos Peru, temos Venezuela, temos as Guianas, temos vários países que temos que cuidar”, prosseguiu Lula.