O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta quarta-feira (25) que o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, não cumpre as ordens da Organização das Nações Unidas (ONU).
Durante coletiva de imprensa em Nova York, nos Estados Unidos, o petista afirmou que condena veementemente “o comportamento do governo de Israel” e que a “maioria do povo não concorda com esse genocídio”, citando o ataque contra o Líbano.
“Nós estamos numa situação, de um lado cuidando no planeta, para ver se a gente tem melhor qualidade de vida, reduz gás do efeito estufa, para ver se reduz queimada, cuida da água, e de outro o ser humano se matando, não tem nenhuma explicação”, declarou.
“Portanto, condeno de forma veemente o comportamento do governo de Israel e tenho certeza que a maioria do povo de Israel não concorda com esse genocídio”, completou.
Lula disse ainda que Netanyahu não atende a negociações de paz promovidas pela comunidade internacional.
“Netanyahu foi julgado pelo Tribunal Internacional que julgou Putin, e ele está condenado da mesma forma que Putin. Importante lembrar que já foram feitas várias discussões no Conselho de Segurança da ONU, várias tentativas de paz e de cessar-fogo foram aprovadas, e ele não cumpre. Simplesmente não cumpre, e por isso estamos na briga de fortalecer a ONU como instrumento que tenha força para tomar decisão e fazer as coisas acontecerem”, afirmou o presidente brasileiro.
O petista estava acompanhado dos presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).
Veja: