Na tarde desta segunda-feira (12), o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o vice-presidente eleito e chefe da transição Geraldo Alckmin (PSB) serão diplomados. A cerimônia começa às 14h, na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília (DF), e poderá ser acompanhada online.
O evento é a parte final do processo da eleição para formalizar a escolha dos eleitores nas urnas, após um período de tempo necessário para a possibilidade de contestação dos resultados, confirmando que a chapa, neste caso Lula/Alckmin, está legalmente apta a assumir o mandato.
A entrega do diploma, que é assinado pelo presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, é um ato jurídico que atesta que os diplomados são, efetivamente, os candidatos eleitos pela maioria da população. O documento é o que habilita um candidato eleito a tomar posse. Por sua vez, a posse de Lula será realizada em 1º de janeiro de 2023.
Após a execução do Hino Nacional, o presidente eleito irá discursar, e será seguido por palavras de Moraes. A expectativa é de que ambos destaquem o papel da Justiça Eleitoral na defesa da democracia.
A participação do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), além de parlamentares e outras autoridades, também foi confirmada.
A transmissão ao vivo da diplomação de Lula será feita pelos canais oficiais do TSE, do Lula, e do PT, no YouTube, Instagram, Facebook e Twitter.
Acompanhe ao vivo: