Lula e Bolsonaro crescem e petista mantém vantagem de 9 pontos, diz Exame/Ideia

Atualizado em 23 de junho de 2022 às 8:19
Lula criticou as últimas medidas de Bolsonaro em relaçaõ ao preço dos combustíveis
Ex-presidente luiz Inácio Lula da Silva
Foto: Ricardo Stuckert

A nova pesquisa Exame/Ideia, divulgada nesta quinta-feira (23), mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com nove pontos percentuais à frente do atual chefe do Executivo, Jair Bolsonaro (PL), no primeiro turno das eleições deste ano.

Na pesquisa estimulada, em que são revelados os nomes dos candidatos, o petista possui 45% das intenções de voto, contra 36% do ex-capitão do Exército.

Muito atrás dos dois, aparece o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), empacado com 7% dos votos. A senadora Simone Tebet (MDB) tem 3%, enquanto o deputado federal André Janones (Avante) marca 1%.

Segundo o levantamento, tanto Lula quanto Bolsonaro cresceram quatro pontos percentuais neste cenário de junho.

Já na pesquisa espontânea, a vantagem do ex-presidente diminui para cinco pontos. Ele registra 35% das intenções, contra 30% de seu principal adversário. Ciro tem 4% nesse recorte e Tebet, 1%.

Os dados da pesquisa foram coletados entre os dias 17 e 22 de junho de 2022, por meio de ligações para celulares e telefones fixos. Foram 1.500 entrevistas. A margem de erro é de dois pontos percentuais e o intervalo de confiança é de 95%.