O instituto Paraná Pesquisas divulgou, nesta sexta-feira (24), o resultado de um levantamento mostrando que, em um cenário eleitoral hipotético, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) lidera com 38,8% as intenções de voto contra 36% do atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A disputa pode ser considerada um empate técnico, devido à margem de erro de 2,2 pontos percentuais.
A pesquisa, realizada entre os dias 27 de abril e 1º de maio de 2024, entrevistou 2.020 pessoas com 16 anos ou mais em 26 estados e no Distrito Federal, e tem um intervalo de confiança de 95%. Os dados sugerem que, apesar da inelegibilidade de Bolsonaro decretada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ele ainda possui uma base de apoio considerável.
No cenário onde Lula enfrentaria Michelle Bolsonaro, ex-primeira-dama e presidente do PL Mulher, o presidente teria 36% das intenções de voto, enquanto Michelle obteria 33%. Este cenário também configura um empate técnico, reforçando a competitividade entre os principais nomes do PL e Lula.
Quando o adversário é o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), Lula aparece com 36,9% das intenções de voto, enquanto Tarcísio tem 25,6%. Este resultado indica uma vantagem mais clara para Lula neste cenário específico.
O levantamento também avaliou a posição de Lula contra outros possíveis candidatos. Lula lideraria contra os governadores Romeu Zema (Novo-MG), Eduardo Leite (PSDB-RS), Ratinho Júnior (PSD-PR) e Ronaldo Caiado (União Brasil-GO), além de Ciro Gomes (PDT), que também seria derrotado pelo atual presidente.
A pesquisa também mediu a rejeição dos candidatos. Bolsonaro lidera com 48,4% dos eleitores afirmando que “não votaria de jeito nenhum” no ex-presidente. Lula vem logo atrás, com 47,4% de rejeição. Michelle Bolsonaro tem uma rejeição de 45,8%, enquanto Tarcísio aparece com 34,8%.
Apesar dos nomes citados, o ex-presidente ainda não definiu quem vai apoiar em 2026. Aliados acreditam que ele deve promover a candidatura de um dos filhos, preferencialmente do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ).
Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link