O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é considerado o candidato à Presidência da República mais honesto pelos eleitores, segundo a novo levantamento da Ipespe divulgado nesta sexta-feira (3).
A pesquisa questionou os eleitores sobre quais são as características mais importantes para o próximo presidente do Brasil e a honestidade e a preocupação com as pessoas estão em primeiro lugar.
Em “muito importante” e “importante”, a honestidade aparece para 97% dos eleitores, enquanto a preocupação com as pessoas foi citada por 98%. Outros características considerados importantes são competência, inteligência e equilíbrio.
Lula aparece como mais honesto, mais preocupado com as pessoas, mais competente, mais inteligente e mais equilibrado que o presidente Jair Bolsonaro (PL), que é o segundo colocado. O petista tem 35%, enquanto o ex-capitão tem 30%. Ciro aparece com 11% e Simone Tebet com 6%.
No quesito preocupação com as pessoas, Lula tem 45%, enquanto Bolsonaro aparece com 24%, Ciro apresenta 8% e Tebet 4%. O ex-presidente também é considero o mais experiente, com 46%.
A única vantagem de Bolsonaro é em relação a ter “pulso firme”. Enquanto 36% atribuem essa característica ao atual presidente, 33% associam a Lula.
O levantamento foi realizado entre 30 de maio e 1º de junho. Foram ouvidas mil pessoas, por meio de entrevistas por telefone. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais. A pesquisa foi protocolada no TSE sob o registro BR-02893/2022.