O governo do Egito convidou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para participar de uma cúpula internacional sobre o conflito no Oriente Médio. A reunião ocorrerá no sábado (21), no Cairo. Com informações do jornalista Jamil Chade, do UOL.
O encontro tem como objetivo lidar com a questão humanitária, a saída de estrangeiros da Faixa de Gaza e a criação de corredores de abastecimento de alimentos e remédios.
Fontes do Palácio do Planalto confirmaram que o convite foi destinado ao petista. Lula, no entanto, não tem autorização para pegar aviões, uma vez que está se recuperando de uma cirurgia no quadril. O governo brasileiro discute quem irá representar o presidente na cúpula.
Uma das opções seria o chanceler Mauro Vieira, mas o diplomata viaja para Nova York para presidir reuniões do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU). Outra alternativa seria o assessor especial da Presidência da República, Celso Amorim.
Além do Brasil, o Catar, Iraque, Turquia e Jordânia também participarão do evento. A Espanha, que preside neste semestre a União Europeia, também foi convidada.
O governo do Egito ainda consultou a possibilidade da presença da primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni.