Apesar das constantes movimentações do presidente Jair Bolsonaro (PL) para ampliar para 600 reais o valor do Auxílio Brasil, dado à população de renda mais baixa no país, isso não tem provocado o efeito esperado no povo para as eleições deste ano, já que o ex-presidente e pré-candidato Luiz Inácio Lula da Silva continua sendo o favorito entre os beneficiários do programa.
Como é apontado por uma pesquisa da FSB sobre a corrida presidencial divulgada na última segunda-feira (12), entre os que recebem o auxílio, 54% votará em Lula para presidente, enquanto apenas 20% está disposto a reeleger Bolsonaro. Essa diferença de 34 pontos percentuais, é mais do que o triplo observada na base total de eleitores da pesquisa, na qual o ex-presidente apresenta nova pontos de vantagem.
A análise foi encomendada pelo banco BTG Pactual que, entre os dias 8 e 10 de julho, ouviu 2.000 pessoas por telefone. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos e o levantamento foi registrado no TSE sob o protocolo BR-09292/2022
O programa ”Auxílio Brasil” é uma substituição do governo em relação ao ”Bolsa Família”, criado no governo do PT. Contudo, apesar da tentativa do governo de Bolsonaro de dissociar o benefício ao ex-presidente, isso não tem dado certo. Mesmo com a preferência natural dos eleitores ao Lula, existem aqueles que acreditam que esse programa ainda é totalmente relacionado ao petista, o que aumenta ainda mais o seu favoritismo.
Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link