Nesta quarta (15), Lula participa de almoço com o almirantado do comando da Marinha e com o José Múcio Monteiro, ministro da Defesa. A informação é da revista Veja.
O encontro ocorre após o escândalo das joias sauditas, que tem envolvimento do almirante Bento Albuquerque, ex-ministro de Minas e Energia. Fontes da Defesa afirmam que a reunião institucional já estava agendada e que o episódio não está na pauta.
Este é o primeiro evento de Lula com a Marinha. Ainda não há previsão de encontros similares com membros do Exército ou da Aeronáutica.
A Alta Administração Naval vai apresentar projetos e programas estratégicos da força ao presidente durante a reunião, segundo o Centro de Comunicação da Marinha.
“Serão abordadas as fases do desenvolvimento do futuro Submarino com Propulsão Nuclear (SCPN) e perspectivas referentes à abrangência da Parceria Estratégica Brasil – França na área de defesa. Serão tratados, ainda, o cronograma de entregas de novos meios e a situação orçamentária da Força”, diz nota.