O ex-presidente Lula foi um dos convidados da posse de Alexandre de Moraes, em sua posse no TSE na noite desta terça-feira (16).
Foi também o mais paparicado pelos presentes e pela imprensa. Em claro contraste com Bolsonaro, Lula fez questão de mostrar-se cordato com um dos principais membros da Corte que será responsável pelo combate às fake news e ao discurso de ódio durante as eleições deste ano.
Segundo o deputado federal Marcelo Ramos, presente ao evento, enquanto o petista estava “sendo abordado e conversando com todos”, o chefe do Executivo estava sendo tratado com “indiferença” pelos demais presentes no evento.
“Aqui na sala vip da posse do ministro Alexandre de Moraes é constrangedor o assédio ao presidente Lula em contraste com a indiferença com Bolsonaro. Bolsonaro no canto com a entourage e Lula sendo abordado e conversando com todos”, relatou Ramos em seu Twitter.
“Lula foi recebido como era de se esperar, como chefe de estado”, disse ao DCM o coordenador do Grupo Prerrogativas, Marco Aurélio de Carvalho. “Foi o presidente que mais respeitou as instituições. o presidente que mais deu segurança jurídica e previsibilidade o presidente que mais investiu na independência e na autonomia dos poderes.”
Para Marco Aurélio, nada a estranhar: “Lula foi o presidente que soube sempre se colocar dentro da liturgia e das nobres funções que havia abraçado e que está recebendo um reconhecimento mais do que e mais do que justo, não só de representantes do Poder Judiciário, mas também da classe política de um modo geral”.