De acordo com a nova pesquisa PoderData, realizada nesta quarta-feira (1), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) encerrou seu primeiro mês de governo com uma aprovação média de 52% e 39% de reprovação.
O levantamento entrevistou 2.500 pessoas, por telefone, em todas as regiões do Brasil, e mostrou que Lula mantém apoio de uma parcela semelhante à qual o elegeu (50,9% no segundo turno). O presidente segue com um bom apoio entre jovens, mulheres e moradores do Nordeste brasileiro. Integrantes da faixa mais baixa de renda também indicam maior aprovação ao novo governo. Há ainda um bom percentual favorável a Lula entre os idosos.
Católicos, assim como no período eleitoral, dá mais apoio ao petista do que evangélicos, com 62% de aprovação e 31% de reprovação. O outro grupo religioso, em sua maioria, reprova o petista, com 56% de desaprovação e 31% de aprovação.
A PoderData incluiu ainda a comparação à respeito das expectativas do governo Lula com a do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A maioria dos brasileiros, neste caso, indicou opinião positiva sobre o atual governo. Ao todo, 51% dos entrevistados acreditam que Lula exercerá um governo melhor que o de Bolsonaro. 33% acreditam num cenário pior e 9% não souberam opinar. A taxa de erro é de 2 pontos percentuais.